Grau no Câncer de Mama

O Grau é uma importante informação descrita na biópsia do câncer de mama, independente do tipo histológico ou subtipo molecular. Normalmente varia entre graus 1, 2 e 3, podendo se referir a grau do núcleo das células ou grau histológico (informação mais relevante). O grau 1 normalmente encontrado em doenças menos agressivas e grau 3 em tumores de biologia mais adversa.
Grau no Câncer de Mama

O Grau é uma importante informação descrita nas biópsias mamárias. Deve estar sempre contida nos laudos de biópsia por agulha ou de cirurgia, independente do subtipo histológico ou molecular. O Grau é representado por uma escala que demonstra quão diferente a célula tumoral está em relação à célula mamária normal. Quanto maior é o grau, mais diferente e, portanto, mais agressivo é o tumor.

No Grau 1 ou baixo grau ou bem diferenciado, as células são pouco diferentes das células normais, com padrão de crescimento lento e bem organizado. No Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado, as Células têm divisão um pouco mais rápida do que as células normais, enquanto que no Grau 3 ou alto grau ou pouco diferenciado, o crescimento celular já é acelerado, desorganizado.

De maneira geral, os tumores com Grau 1 são menos agressivos, encontrados frequente nos subtipos hormônio positivo, especialmente os lobulares invasivos clássicos. Os tumores com Grau 3 são mais agressivos, porém são mais responsivos a tratamentos como quimioterapia e radioterapia. Exemplos de tumores grau 3 são normalmente os HER2 ou os triplo negativos.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp