Subtipos Moleculares do Câncer de Mama.

Definido através da imunohistoquímica, ou através de assinaturas genômicas, avalia o comportamento biológico dos tumores. Trata-se de um entendimento mais atual para decisão das terapias necessárias (quimioterapia, hormonioterapia e terapias alvo).
Subtipos moleculares do câncer de mama

Luminal:
Tipo de câncer que expressa receptores hormonais em suas células, sendo divididos em A (quando apresentam menor proliferação celular pelo marcador Ki67) ou B (maior proliferação celular pelo Ki67). Normalmente respondem a hormonioterapia. Alguns casos são tratados também com quimioterapia: assinaturas genômicas podem auxiliar nesta decisão.

HER2:
Tipo de tumor que superexpressa a molécula HER2 em sua membrana. Apesar de comportamento agressivo, costuma responder muito bem a quimioterapia e a terapia alvo anti-HER2 (trastuzumab e pertuzumab). Podem expressar ou não receptores hormonais. A grande maioria destes tumores farão quimioterapia e terapia alvo.

Triplo negativo:

É um tipo de câncer que não expressa receptores hormonais ou HER2. É um subtipo heterogêneo, contendo doença basal-like (mais associada a mutação BRCA1) até doença que pode expressar receptor de androgênio. Em boa parte dos casos respondem bem q quimioterapia. A avaliação oncogenética deve ser considerada para orientar terapia e a família.

Touca Térmica:

Consiste em uma touca previamente resfriada, ou associada a um sistema com um aparelho resfriador, que pode ajudar a diminuir a queda de cabelo durante o tratamento com quimioterapia. Funciona mais em classe de drogas  como os taxanos e em menor proporção com os antracíclicos. Recente estudo, publicado este ano no Journal of Oncology Practice,  demonstrou que o uso destas toucas são seguras. Elas funcionam diminuindo a chegada dos quimioterápicos no couro cabeludo, após ação nos vasos locais.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp