Reconstrução Parcial da Mama (Oncoplastia) no Câncer de Mama.

A reconstrução parcial da mama pós-quadrantectomia no câncer de mama é utilizada em alguns casos de cirurgia conservadora da mama (quadrantectomia ou setorectomia), que necessitam de ressecções mais amplas. Nestes casos, a reparação com o próprio tecido mamário pode ser realizada, de forma a evitar defeitos estéticos. As técnicas de mamoplastia podem ser associadas ao tratamento do cancer (oncoplastia), permitindo uma melhor simetria entre as mamas.
Reconstrução Parcial da Mama (Oncoplastia) no Câncer de Mama

A reconstrução parcial da mama pós-quadrantectomia é um procedimento necessário para minimizar o impacto na cirurgia oncológica da mama. A simples retirada do tumor, sem correções adequadas, pode resultar em assimetria entre as mamas. Pode ser utilizado técnicas de remodelamento de tecidos mais simples ou mesmo de mamoplastia, incluindo na mama contralateral, para corrigir o defeito que seria causado por grandes ressecções. As técnicas de mamoplastia mais utilizadas são aquelas padrão tipo “wise” (cicatriz em forma de T invertido), porém a escolha depende do local do tumor e do volume mamário.

A associação entre a quadrantectomia e a mamoplastia é conhecida por cirurgia oncoplástica, por associar conceitos de tratamento do câncer com a reparação das mamas. Normalmente, a cirurgia da mama oposta também pode ser realizada para simetrização, simultâneo ou posterior em segundo momento. A utilização dessas técnicas, em geral, não impactam no resultado oncológico, portanto podem ser realizadas sem preocupação.

O resultado pós-operatório é bastante parecido com casos de mamoplastia redutora por motivos estéticos. Como se trata de uma adaptação, o resultado pode sofrer algum impacto cosmético, mesmo que seja mínimo. Entretanto, a maioria das pacientes ficam satisfeitas com seus resultados, como demonstrado em alguns estudos acerca do tema.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp