Tomossíntese.

A Tomossíntese é um exame semelhante a mamografia que obtém imagem tridimensional da mama através dos raios-x. Diferentemente da mamografia que obtém imagens em um único plano, a tomossíntese consegue obter imagens tridimensionais, minimizando dificuldades técnicas da mamografia convencional. É um exame que pode auxiliar na identificação do Câncer de mama.
Tomossíntese

A tomossíntese é um exame semelhante a mamografia, porém obtém imagens tridimensionais da mama, minimizando dificuldades técnicas da mamografia convencional. Enquanto a mamografia geralmente é obtida a partir de dois raios-X de cada mama de diferentes ângulos: de cima para baixo (incidência crânio caudal) e perfil (incidência Médio Lateral Oblíqua), a tomossíntese obtém diversas imagens, podendo realizar a reconstrução tridimensional das mamas, o que possibilita obter imagens de melhor qualidade e evitar os efeitos sombra (sobreposição de tecidos), observados a mamografia. Esta tecnologia permite identificar o câncer de mama e diminui a necessidade de repetição de exames. Assim como a mamografia, a tomossíntese necessita comprimir a mama.
Diversos estudos demonstraram que a tomossíntese apresenta melhor capacidade diagnostica que a mamografia, menores taxas de reconvocação (repetição de exames) e maior sensibilidade, sobretudo em mamas densas, onde a capacidade da mamografia é mais reduzida. As lesões observadas a tomossíntese devem ser também classificadas de acordo com a classificação BIRADS.
As indicações de tomossíntese são as mesmas da mamografia, representando uma evolução tecnológica deste último. Desta forma, quando disponível, a tomossíntese pode substituir a mamografia na detecção precoce do câncer de mama. No momento, a tomossíntese não está universalmente disponível para utilização.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp