Ultrassonografia Mamária na avaliação do Câncer de Mama.

A ultrassonografia ou ecografia mamária é um importante exame na avaliação do câncer de mama. Trata-se de um exame sem radiação, dependente de um radiologista experiente na avaliação mamária. Em geral, é complementar a mamografia, por isso identifica muitas vezes alterações não visualizadas no exame mamográfico. Também é muito útil para realização de biópsias de nódulos guiadas.
Ultrassonografia Mamária na avaliação do Câncer de Mama

A ultrasonografia, ou ecografia mamária, é um importante exame na avaliação do câncer de mama. Isento de radiação ionizante as imagens são geradas pelo transdutor, um aparelho colocado sob a pele do paciente, e deslizado com o auxílio de um gel. Ele emite ondas sonoras, de dois milhões a 20 milhões de Hertz, inaudíveis ao ser humano. O aparelho é manuseado por um médico especialista em imagem mamária, daí o motivo de ser um exame médico-dependente.

Em geral, é utilizado de maneira complementar a mamografia, especialmente em mamas densas, normalmente muito útil para avaliar natureza dos nódulos mamográficos (sólidos ou císticos). Pode identificar, devido a densidade mamária, alterações não identificadas na mamografia. Em mulheres mais jovens que fazem mamografia, a ultrassonografia é importante método auxiliar.

Pela facilidade e comodidade do médico, e principalmente o conforto da paciente, a ultrassonografia é o método de escolha para biópsias guiadas por agulha. De fato, a maioria das biópsias mamária são ecoguiadas. Por outro lado, a ultrassonografia não deve ser o exame de escolha inicial da avaliação mamária, exceto em pacientes onde a mamografia não é recomendada.

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp